top of page
Psicologia Analítica
“O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento” 

Carl Gustav Jung

A Psicologia Analítica ou Junguiana, foi criada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). Nesta abordagem, o principal objetivo é a Individuação, que se trata da plenitude da personalidade, mediante a integração de aspectos inconscientes à consciência, fornecendo ao indivíduo as soluções para viver sua vida de forma mais completa e com sentimento de autorrealização.  Com a integração destes aspectos inconscientes – pessoais e/ou coletivos –, o paciente é capaz de ver com mais clareza essas forças que estão em ação em sua vida.

Na Psicologia Analítica procuramos conhecer o passado do paciente, mas não nos fixamos nele. Já que esta linha de análise é prospectiva, no sentido de entender que as experiências do passado influenciam, contudo não determinam. Cabe ao indivíduo efetuar as mudanças necessárias para a sua transformação.

A conversa com o psicólogo permite ao paciente dialogar consigo. Além das técnicas verbais, esta abordagem recorre a outros canais de expressão – desenhos, escrita, música e inclusive, aos sonhos.

A Psicologia Analítica não se dedica a “cura”, embora também trate dos eventuais sintomas. O objetivo é a transformação do indivíduo, o que significa aprender a lidar com o que acontece em sua vida, da melhor maneira possível.

Entre em contato para maiores informações
e agendar seu horário. 

bottom of page